A CROMOTERAPIA, basicamente, é o uso das cores como meio terapêutico para o tratamento de condições físicas e emocionais. Antes, usava-se luz ambiente e a coloração das roupas, mas o avanço dos estudos sobre o tema permitiu que a terapia das cores fosse mais precisa. Agora, usa-se bastões de luz em pontos específicos do corpo, baseados na acupuntura, e banho de imersão, por exemplo.

Na cromoterapia, cada cor tem uma propriedade diferente que vai agir em pontos específicos para estimular uma reação curativa. Os pontos da acupuntura como base atingem canais energéticos espalhadas pelo corpo. “Sempre que essa energia está estagnada, ela gera doença”, afirma Mariana.

Geralmente, mais de uma cor é utilizada para o tratamento. A escolha vai depender do problema da pessoa, sendo que cada ponto do corpo tem um protocolo diferente. Na terapia das cores, a cor laranja, por exemplo, é indicada para quem sofre de DEPRESSÃO, pois tem o poder de aumentar a autoestima e dar disposição. Para dores musculares, cores frias, como o azul, são mais indicadas devido às propriedades anti-inflamatórias.

Verde: O verde é a cor que ajuda a promover o equilíbrio interno e a diminuir o estresse. Na terapia das cores, essa cor possui uma ação refrescante e calmante, ajudando a promover o bem-estar físico e mental. Além disso, ajuda a estimular a imunidade, sendo indicada para combater doenças infecciosas.

Azul: A cor azul possui propriedades calmantes e tranquilizantes, que atuam no sistema nervoso e em todo o sistema muscular. Por isso, na cromoterapia, essa cor é usada para o tratamento de problemas de sono e insônia ou relacionados ao estresse, ajudando a trazer calma e harmonia ao organismo.

Vermelho: O vermelho é a cor que aumenta a energia, a vitalidade e a adrenalina. Na cromoterapia, o vermelho é usado para restabelecer a vitalidade, melhorar o funcionamento do coração e ativar a circulação sanguínea.

Amarelo: O amarelo é a cor que estimula o intelecto e o sistema nervoso central. Contribui para elevar a criatividade e melhorar o humor. Além disso, na cromoterapia, ela pode ser usada por pessoas quietas e introvertidas que queiram ter um bom relacionamento interpessoal.

Laranja: O laranja é uma cor muito utilizada na cromoterapia pelo seu poder energético, por aumentar a autoestima, dar disposição e incentivar o intelecto. Por ser uma mistura do vermelho com o amarelo, é também uma cor quente e estimulante, muito utilizada para tratamento de depressão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *